Saiba como atingir o equilíbrio no armazenamento de suprimentos e como isso pode ajudar o seu negócio.
Já ouviu falar em ressuprimento preditivo? Essa estratégia faz parte de uma gestão de estoque eficiente e é usada para saber o momento ideal de reabastecer os suprimentos. É o tão sonhado ‘equilíbrio de estoque’ que muitas empresas desejam atingir. Material parado significa dinheiro parado. E isso é igual para todos os segmentos, inclusive para o mundo gráfico.
Mas se este termo ainda está confuso para você, não se preocupe, vamos explicar. Primeiro falaremos sobre a gestão de estoque de uma forma geral e depois vamos ver sua relação com o ressuprimento preditivo. Vem com a gente e boa leitura!
Qual a relevância da gestão de estoque?
Em primeiro lugar, precisamos falar sobre a gestão de estoque que tem como objetivo alcançar o equilíbrio entre: compras, armazenamento e entregas. Em outras palavras, essa estratégia pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo do seu negócio. O estoque é um espaço de armazenamento temporário de produtos. Onde o objetivo é vender, no menor tempo possível, as mercadorias lá estocadas.
Para isso, tudo precisa ser muito bem documentado para que as entradas, saídas e todo o ciclo da mercadoria sejam acompanhados. Afinal, se um produto fica muito tempo parado, o dinheiro não circula, mas os custos de armazenamento continuam sendo gerados.
Quando se trata de gestão, um dos indicadores de desempenho mais relevantes é o giro de estoque. São todos os aspectos em torno da mercadoria, desde a sua compra, passando pela organização do estoque, promoções até a entrega do produto.
Outro fator importante é manter um inventário atualizado. Que nada mais é do que um controle físico e financeiro do que tem no estoque. Assim, você sempre terá acesso a quantidade disponível de cada item e do valor total que ele representa.
A principal característica da gestão de estoque é proporcionar um panorama geral sobre as suas demandas. Assim, você terá mais controle dos produtos e insumos e evitará excesso ou falta de suprimentos.
Segundo dados da Easy Post, uma boa gestão de estoque pode gerar uma série de resultados positivos para a empresa. No estudo em questão, houve um aumento de 25% na produtividade, um ganho de 20% no espaço e uma melhoria de 30% na eficiência do uso do estoque.
Mas o que é ressuprimento preditivo?
Ressuprimento quer dizer, reabastecimento ou reposição. Já preditivo, se refere à ação de afirmar, antecipadamente, o que poderá ocorrer num momento futuro. Sendo assim, ressuprimento preditivo significa antever o momento de reposição de estoque.
Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apontou a relevância de saber identificar o ponto para ressuprir cada material. Os dados mostraram que a implementação de estratégias específicas fez com que uma indústria de produtos químicos reduzisse seu estoque em 34% num período de quatro meses. Método que possibilitou a alocação do capital da empresa para outras finalidades.
Encontrar o ponto de ressuprimento adequado para a sua empresa vai muito além da redução de custos. Pois pode significar mais investimentos em outras áreas do seu negócio. Sendo assim, para localizar o momento ideal para reabastecer o estoque você pode usar uma fórmula matemática. Ela consiste no número referente à demanda média diária por determinado material (Dm), o intervalo de tempo entre as compras (T) e a quantidade de produtos existentes no estoque de segurança (Es). Observe:
Ponto de Ressuprimento (PR) = Dm x T + Es
O resultado é o ponto de ressuprimento deste determinado produto. Essa fórmula é universal e pode ser aplicada em qualquer negócio.
Como funciona com os suprimentos de equipamentos gráficos?
Já falamos na gestão de estoque como um todo, mas como isso pode afetar a sua empresa? A resposta é simples: uma má gestão dos suprimentos para impressão pode causar um grande dano, como a falta de tinta ou toner, por exemplo. Por isso, fazer o controle do seu estoque de forma inteligente, garante o bom desenvolvimento do seu negócio.
Muitas empresas já oferecem sistemas que monitoram continuamente os contratos de outsourcing, uma forma automatizada de gestão de suprimentos. Desta maneira, é possível otimizar o processo, com a possibilidade de identificar quando as compras precisam ser feitas para a reposição de suprimentos dos clientes.
“Através de um monitoramento remoto e automático, nossas ferramentas fazem a gestão dos suprimentos dos equipamentos de maneira proativa. Nós também monitoramos a durabilidade indicada pela fabricante e analisamos o perfil de consumo do cliente. O que gera a possibilidade de enviar o suprimento para ele no momento certo”, comenta Jaginski.
Quais os benefícios de contratar uma empresa para fazer essa gestão?
O primeiro e mais importante dos benefícios é a agilidade na reposição de suprimentos para impressão. Na ArtPrinter, como os sistemas acompanham em tempo real o funcionamento e desempenho dos equipamentos, é possível prever o momento de reposição. Além disso, os suprimentos são sempre originais e comprados corretamente, já que é um especialista que faz essa gestão.
A impressora quebrou? Você também não precisa se preocupar com isso, já que o processo de substituição de peças para impressoras também é feito por técnicos. O que diminui os gastos com compras desnecessárias, perda de suprimentos ou com equipamentos parados por falta de peças.
Uma reposição inteligente de suprimentos pode fazer você economizar
O ressuprimento preditivo diminui os custos com estoque, otimiza o processo e evita prejuízos com interrupções de trabalhos por falta de tinta nas impressoras. Uma gestão eficiente de estoque pode evitar muitos imprevistos e nós sabemos que a sua empresa não pode parar. A reposição rápida e eficiente é a chave do sucesso!
Por isso, continue acompanhando o Blog da ArtPrinter, estamos sempre trabalhando em dicas para o seu negócio prosperar. Nos vemos na próxima semana, com mais um conteúdo exclusivo. Até mais!