Papel de parede, envelopamento de veículos e outras oportunidades que somente a impressão em grandes formatos pode oferecer. Saiba porque investir nisso é uma ótima ideia para a sua empresa.
Estandes em feiras, envelopamento de veículos, decoração de empresas e residências, a impressão em grandes formatos possibilita uma gama de oportunidades de negócios. E se você busca expandir o seu catálogo, essa pode ser sua chance.
Dados da FESPA Digital Printing, mostram que a previsão de crescimento do papel de parede impresso digitalmente é de US$ 7,74 bilhões para os próximos cinco anos. Sendo que a taxa de aumento anual composta é de 25%. Seja isso, um reflexo do tempo em que as pessoas passaram, excessivamente, em casa nos últimos anos ou a necessidade de personalização, o fato é que esse mercado tende a crescer. O aplicativo GetNinjas, apresentou uma alta nas reformas habitacionais de 57% em 2020.
Outros dados da Nuvemshop, uma plataforma de e-commerce, mostrou que o setor de casa e decoração apresentou um crescimento de 300% nas compras virtuais entre 2019 e 2021. A mesma pesquisa também aponta que no ano passado, as pequenas e médias empresas do setor registraram mais de R$ 200 milhões em faturamento.
O fato é que há uma oportunidade em crescimento e a impressão em grandes formatos está no centro dela. Por isso, fizemos uma seleção com as principais tendências de aplicação de impressão digital. Elas vão de decoração de interior personalizada até realidade aumentada. Confira:
1. Papel de parede impresso digitalmente
Como já vimos nos dados acima, o setor de decoração está em alta. E o papel de parede é uma forma fácil, ágil e não permanente de personalização de ambientes. Mas não são somente as residências que estão optando pelo papel de parede. Ele também é uma ótima opção para renovar a estética de escritórios e locais de trabalho.
Com a volta do trabalho presencial, trazer um novo visual, mais moderno e atrativo, pode ser uma grande oportunidade tanto para colaboradores e clientes, quanto para as gráficas. Essas opções de personalização representam um mercado incrível pela frente. A consultoria de mercado Technavio, espera que o mercado de papel de parede impresso digitalmente cresça cerca de 4,81 bilhões de dólares entre 2021 e 2025.
2. Envelopamento de veículos
Essa é outra grande oportunidade para o seu catálogo. O envelopamento de veículos está em alta. Prova disso, é que esse segmento global da comunicação visual foi avaliado em 4 bilhões de dólares em 2020. Além disso, a sua previsão de crescimento é de 22% até 2028. Considerados quase como outdoors ambulantes, os carros envelopados servem para identificar a empresa e o serviço prestado. Mas também para divulgá-la por onde está passando. Afinal, quem nunca ligou para um contato de uma empresa, após ver um carro assim à sua frente no trânsito?!
Para as gráficas que optarem pela impressão em grande formato para veículos. Opções de design não faltam para oferecer aos clientes. Vale a pena investir!
3. Sinalização de orientação
Dados da Sign Research Foundation apontaram que 60% dos negócios melhoraram suas vendas em uma média de 10% após atualizarem as sinalizações de orientação. Se você ainda está confuso com o termo ‘orientação’, não se preocupe, nós explicamos. A impressão de grandes formatos possibilita muitas opções criativas como: murais e obras de arte que agregam muito valor a um ambiente.
Esse tipo de sinalização pode ser aplicada em prédios comerciais ou shoppings centers, por exemplo. Em estandes em feiras, conferências e outras ferramentas que colaborem para a experiência do cliente. Pode ter certeza que opções não faltam para este tipo de impressão.
4. Realidade aumentada (RA)
Esse termo é utilizado para denominar a tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. O mercado global de RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual) está previsto para crescer 42,9% até 2030, dando uma oportunidade para as empresas de impressão de grandes formatos expandirem seus serviços.
Para as empresas de impressão, a RA pode ser utilizada para sobrepor informações digitais em produtos impressos físicos. Outdoors RA e outras impressões de grandes formatos oferecem aos usuários a capacidade de interagir com anúncios por meio de telefones. A publicidade de RA pode estar apenas começando, mas espera-se que o mercado atinja um valor total de 6,7 bilhões de dólares em 2025. Essa é mais uma oportunidade para o setor gráfico expandir o seu catálogo.
5. Códigos QR
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que até junho de 2022 haviam 242 milhões de celulares em circulação no Brasil. Os códigos QR são a oportunidade de ouro para as gráficas nesse caso. Cada vez mais essa tecnologia vem sendo integrada a produtos impressos para desbloquear novas experiências digitais. Cerca de 86% dos usuários de smartphone digitalizaram um código QR pelo menos uma vez em sua vida. Sendo que 36,4% digitalizam pelo menos um código por semana.
Dessa forma, empresas de impressões de grandes formatos podem integrar a conectividade digital aos seus impressos. Códigos QR grandes e digitalizáveis já estão sendo utilizados em outdoors e expositores de publicidade, e as empresas de impressão agora têm a chance de trazer esse mesmo nível de conectividade para a sinalização impressa.
6. Impressoras colorado
Essa é mais uma tendência para a impressão em grandes formatos. Já falamos aqui no blog sobre a tecnologia das impressoras Colorado. São basicamente três modelos disponíveis: A Colorado 1650, a 1640 e a 1630. Todas elas possuem suas especificidades e características de impressão. Mas o que todas têm em comum é a qualidade. Além disso, elas oferecem uma extensa gama de cores para se trabalhar e criar. São fáceis de operar, o processo de cura é rápido e a velocidade de impressão é incomparável.